segunda-feira, 23 de maio de 2011

O Despontar de um projecto



A primeira história infantil que escrevi, saiu-me das mãos por alturas de um Natal já distante, em que frequentava o Centro de Reabilitação Profissional de Gaia. Foi a convite de uma das formadoras dessa instituição, que redigi um pequeno conto ao qual baptizei de “O Soldadinho e a Bailarina, com o objectivo de ser lido na festa de Natal desse ano lectivo. Através dele, procurei mostrar que, quando um amor é verdadeiro, não há entraves, barreiras ou impedimentos de espécie alguma que o possam impedir de florescer e de desabrochar, por mais adversas que possam parecer as circunstâncias em que surge o nobre e poderoso sentimento!
À medida que os anos foram passando, foi crescendo o gosto pela escrita e sempre que as circunstâncias e a inspiração o permitiam, lá me sentava a pensar na maneira mais adequada de contar esta ou aquela história que, lentamente ia aflorando e começando a ganhar forma na minha mente. A seguir, era passar as ideias para o computador e a partir daí, jogar com as palavras como quem constrói um puzzle ou Como quem edifica uma casinha de legos, um castelo ou uma quinta ou qualquer outra coisa que lhe apareça na imaginação!
Quase sem dar por isso, assim como quem persegue um sonho de mansinho, história após história, fui construindo uma pastinha com “os meus rabiscos”, os quais agora partilho cheia de alegria e entusiasmo, com todos aqueles que se derem ao trabalho de visitarem este blog.
Se tudo correr como desejo, muito em breve, publicarei um livro com alguns dos contos infantis que tanto gosto de escrever, pois sinto dentro do peito que, mesmo nas noites de maior escuridão, devemos sempre procurar encontrar aquela Luz Maior que carinhosa, sábia e prontamente orienta e guia os passos de todos aqueles que sinceramente se empenham por a encontrar!
Os que visitarem este blog, descobrirão histórias infantis, para crianças e não só, pois se é fundamental criar e alimentar, o mundo de sonhos e fantasias de todos os meninos e meninas, convém também não esquecer os adultos que aquecem e enchem de brilho as existências deles.
Segundo referiu em certa altura, uma das minhas amigas, este projecto cumprirá perfeitamente a meta a que se propõe, de cada vez que alguém se revir no olhar de uma criança. Esse será certamente, o mundo ideal, o destas histórias!

Quem Sou?


Sou a Sónia Queirós, licenciada em Comunicação Social pela Universidade do Minho e pós-graduada em Educação e Diversidade Cultural pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Mas, além disso, sou fascinada tanto por histórias infantis, como por pessoas que são bons contadores delas. Recordo que já desde menina muito pequena, adorava ouvir a minha avó contar-nos histórias, a mim e às minhas irmãs, ora sentadas no peitoril de uma janela enquanto contemplávamos juntas a chuva a cair lá fora, ora sentadas as quatro, na cama onde dormíamos eu e ela, com os rostos iluminados pela luz do candeeiro da mesinha-de-cabeceira.
Realmente, passem os anos que passarem, jamais se apagará da minha memória, esse e muitos outros lindos quadros de amor, ternura e compreensão que me foram legados pela minha avó querida que, com toda a certeza, contribuiu de maneira inequívoca para que eu viesse a tornar-me na pessoa que hoje sou.
Quando chegou o tempo em que comecei a ser capaz de ler por mim própria, percorri com imenso agrado, as histórias da Anita, da Fada Oriana, da Gata Borralheira, da Bela Adormecida, de Alibábá e os Quarenta Ladrões, da Menina da Trança e tantas outras que vieram ter-me às mãos.
Guiada por um gosto sincero de descobrir o que havia “encerrado” por detrás de cada livro, ampliei as minhas pesquisas ao mundo da aventura e da fantasia, dos contos infantis, do romance, da ficção, do policial e de tantas “outras janelas” que entretanto se foram abrindo em meu redor!
Com a entrada no mundo profissional, surgiu a oportunidade de colaborar com diversos jornais, redigindo crónicas e textos sobre assuntos variados e até a participação na redacção de livros com diferentes autores. De salientar que, o autor com o qual colaborei recentemente foi o senhor Guilherme Gomes de Andrade (O Garrincha, na concepção, redacção e organização de duas obras de poesia intituladas “Quando a Vida é uma Derrota” e “Pensar na Solidão”, esta última lançada no mercado a 26 de Novembro de 2010.

Sem comentários: